14 de ago. de 2009

Uma canção triste

Um pobre trabalhador
Pra melhorar de vida
Deixou a terra querida
Seguiu pra lugar distante
A fim de ganhar dinheiro
Chegou na cidade grande
Onde o progresso se expande
Dinheiro corre bastante

Trazendo rica esperança
Na sua pobre bagagem
Saúde e muita coragem
Uma força de gigante

É de cortá o coração
Coitado não teve sorte
O seu prêmio foi a morte
Numa firma importante.

O caboclo tinha raça
Com seus dois braços roliços
No seu primeiro serviço
Tarracou de unha e dente
Homem de sangue na veia
Honrado e trabalhador
Derramava seu suor
Sorrindo sempre contente

*Para Deus ele dizia:
'Estou fazendo seu gosto
Com o suor do meu rosto
Ganho o pão honestamente'.

Perdemos um companheiro
No serviço trabalhando
Quem ficou, ficou chorando
Meu Deus, quem é que não sente?

Levanta, patrão, levanta
Pra ver o enterro passando
Perdemos um companheiro
No serviço trabalhando.

Quase sempre ele dizia:
'Minha estrela ainda brilha
Vou rever minha família
Minha mãezinha doente'.

Foi tudo por agua abaixo
O sonho deste coitado
Hoje vai ser enterrado
Distante dos seus parentes

Levanta, patrão, levanta
Pra ver um brasileiro morto
Procurando seu conforto
Morreu firme no batente

*Amanhã vem outro dia
Tenho que mandar o malho
Chorando vou pro trabalho
Tocar o serviço pra frente

0 comentários:

Postar um comentário